Palestra com aluno egresso e ex-funcionário da ETEC. Nesta semana partirá para os EUA iniciar estudos de mestrado

Adotando as estratégias de combate à evasão escolar, no dia primeiro de Agosto do ano de dois mil e dezenove, quinta-feira, tivemos no Salão de Eventos da ETEC, a convite do Coordenador do Curso de Eletrotécnica, a palestra Motivacional do ex-aluno Edgar de Jesus Endo Júnior,  profissional da área de Tecnologia, que deixou recentemente o cargo de Auxiliar de Instrução / Professor  da ETEC Dr. Demétrio Azevedo Júnior para dar início a nova etapa de sua vida nos Estados Unidos, na cidade de Fairyfield onde realizará o seu Curso de Mestrado.
 
O palestrante iniciou seu discurso discorrendo sobre sua trajetória de vida até os dias de hoje. Frisou o carinho e a importância da escola técnica em sua vida, destacou que fez o curso apenas por interesse em aprender e, fazia isso com amor, o que naturalmente lhe trouxe resultado, e o resultado foi alcançar um ótimo desempenho tanto em notas quanto em frequência, e por este motivo foi pela primeira vez para os EUA através do intercâmbio oferecido pelo Centro Paula Souza.
 
O palestrante também frisou que, por onde passou procurou se destacar, procurando ganhar experiências com a realização de projetos, só não sabia que seria de extrema importância para seu aceite no mestrado nos EUA, pois foi uma das etapas eliminatórias, onde concorreu com candidatos do mundo todo à vaga do Mestrado, no total foram inscritos 15 mil candidatos.
 
Alguns pontos da realidade escolar também foram abordados neste encontro, tais como: a trajetória de vida na educação e profissão, experiência como auxiliar docente e professor nesta unidade escolar, realidade do cotidiano escolar e profissional, cultura escolar, profissional e o entorno, importância do curso técnico, curso técnico x curso superior, profissional que faz a diferença, curso técnico como entrada no mercado de trabalho, oportunidades de trabalho, dicas de como se comportar em entrevista de emprego, a importância da língua inglesa e métodos que utilizou para aprender o idioma.
Com um discurso temático pertinente e envolvente, o palestrante alcançou com sucesso os objetivos propostos, dado o interesse dos ouvintes. O evento veio reforçar a importância do estudo na vida do aluno, e o quanto se fazem necessárias ações éticas para alcançar o sucesso, bem como a dedicação plena naquilo que se propõe a realizar.
 
Um fator muito defendido foi a necessidade de se ter foco e persistência, esquecida por muitos alunos e pela sociedade de um modo geral, que não valorizam a relevância do estudo nos dias atuais. Devemos estar preparados pra quando a oportunidade chegar, pois se chegar e você não estiver pronto, você poderá perder esta oportunidade!
 
Em nome da ETEC agradeço ao Sr. Edgar de Jesus Endo Junior pela maravilhosa palestra que nos foi dada falando sobre sua trajetória de vida, que com certeza motivou aos presentes, e mostrou que sim é possível!
 
Também gostaria de agradecer sua passagem aqui como ex Aluno, ex Auxiliar de Docente e Ex Professor. Assim faço uso de suas palavras: não basta ter Capacidade, precisa ter foco e empenho e se destacar no que faz! Continue assim, e que Deus abençoe muito sua nova etapa de vida nos EUA e que todos seus sonhos sejam realizados, pois você merece!
 
No encerramento, os aplausos foram intensos por parte do público presente, valorizando as experiências socializadas pelo palestrante.
 
(enviado pelo professor Edgar de Jesus Endo, coordenador do curso de técnico em Eletrotécnica)

  • Data: 05/08/2019 19:30:01
  • Notícia: 295
  • Leituras: 1888
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza
Voltar