Projeto Jogos Históricos - professor da ETEC desenvolve jogo para ensinar História

Projeto Jogos Históricos - Jogo da divisão quadripartite da História
 
O jogo tem como objetivo a aprendizagem significativa dos períodos da História, ao iniciarem o ensino médio os estudantes aprendem em IEH- Introdução aos Estudos Históricos a divisão clássica da História, a famosa Linha do tempo. Baseado no estudo da divisão clássica da História e na possibilidade de novas formas de aprendizagem para temas comuns foi elaborado uma transposição didática em formato de jogo por consideramos uma maneira mais próxima aos aspectos cognitivos da faixa etária, a metodologia atende também a proposta atual do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza que procura adaptar as práticas escolarizadas e comumente realizadas em sala ao formato de Metodologias Ativas (aprendizagem baseada em projetos). Em especial nesta intervenção didática os estudantes saem do convencional e em um ambiente colaborativo, em equipes, deverão relacionar o nome dos fatos históricos e seus períodos ao registro iconográfico ( foto ou desenho ), vencerá a equipe que relacionar o número maior de informações em menos tempo.
Jogo é composto por um tabuleiro em formato de pirâmide de base quadrada, que quando aberta em suas faces internas formam em planos os períodos pré-historia ( considerada como período anterior a História), História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea. O formato piramidal foi pensado pelas relações com as famosas pirâmides existentes nas Civilizações Antigas, a forma chama atenção dos estudantes desde a primeira socialização até a etapa do jogo, acredito que todos as etapas de desenvolvimento do jogo devem despertar motivação aos estudantes sendo assim avaliadas também as competências socioafetivas tão difíceis de serem alcançadas.
Cada face apresenta imagens relativas ao período e fichas com o nome do período que os estudantes deverão fazer as correlações necessárias.
O jogo inicia com o par ou ímpar, sendo que o vencedor inicia o primeiro tempo, após embaralhar as fichas são distribuídas em quantidades exatas e é cronometrado 1 minuto para os participantes joguem relacionando o maior número de eventos possíveis, no tabuleiro estão registrados um total de 25 fatos históricos relevantes retirados dos planos de ensino.
Ganha a equipe que fizer maior o número de pontos.
 
(enviado pelo professor de História Carlos Eduardo, "Cadu") 
 
 
 

  • Data: 08/05/2019 11:54:48
  • Notícia: 269
  • Leituras: 2652
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza
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