CIPA em Ação - palestra com o Corpo de Bombeiros de Itapeva
Hoje mais uma ação da CIPA foi cumprida: tivemos uma palestra com o corpo de bombeiros da PM de Itapeva sobre prevenção e combate a incêndio. A ação contou com a participação dos funcionários da ETEC além de professores e alunos do curso de Técnico em Nutrição e Dietética, Edificações e Enfermagem.
Agradeço de coração a todos que participaram.
(enviado pela professora Audrey, presidente da CIPA 2023/2024)
O que é CIPA e porque ela é tão importante?
CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Sua obrigatoriedade é definida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e é formada por um grupo de representantes do empregador e dos funcionários. Juntos devem promover ações que ajudem na preservação da vida e saúde dos empregados.
A CIPA deve ser constituída por um grupo de colaboradores eleitos pelos seus colegas e por representantes da organização nomeados pelos gestores. A proporção deve ser igualitária, mas cada função é já previamente dividida. Por exemplo: para o cargo de presidente, apenas empregadores podem assumir. Já a vice-presidência, apenas os empregados.
O ambiente de trabalho precisa ser seguro e oferecer todas as condições para que o profissional exerça as suas atividades de forma segura e sem causar danos a sua saúde e integridade física.
A CIPA trabalha prevenindo os acidentes de trabalho e as doenças provenientes da profissão, buscando combinar a profissão com a manutenção da vida e também da saúde dos trabalhadores.
A CIPA é muito importante para as empresas e funcionários, pois foi criada para fazer a observação e enviar ao dono da empresa ou responsável, relatórios falando dos riscos existentes no ambiente de trabalho, e exigir ações para minimizar ou acabar com todos os perigos, ou seja, ela tem por obrigação preservar a saúde e a integridade física de todos os trabalhadores contratados da empresa e também dos prestadores de serviços.
Tem também como finalidade estabelecer uma proximidade dos colaboradores com os supervisores, melhorar as condições de trabalho, dando prioridade a capacidade de cada empregado em realizar as suas atividades profissionais e dar atenção na postura dos trabalhadores, para diminuir ou extinguir os índices de doenças do trabalho e de sintomas que podem acompanhar o trabalhador a vida inteira.