• ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior - Itapeva/SP
Etecs têm desempenho acima da média nacional no Enem
image

.

Memória Técnica da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior

Projeto 50 anos  da Etec

 

                                                                                      Carlos Eduardo da Silva[1]

A relação entre Prosopografia e Educação se faz cada vez mais importante para preservação e reconhecimento do Patrimônio Cultural e Cultura Material-Imaterial. Em virtude das comemorações dos 50 anos da Etec. Dr. Demétrio Azevedo Júnior é importante o trabalho de despertar olhar atento e arqueológico das memórias  da escola além das possibilidades de mapeamento dos patrimônios que compõe a cultura material local.

Objetivo Específico: Reconhecer na comunidade escolar da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior possibilidades de articulações didático-pedagógicas capazes de rememorar os caminhos percorridos durante os 50 anos da instituição.

Objetivo Específico: Levantar prosopografia dos objetos identificados da cultura material da Etec. Dr. Demétrio Azevedo Júnior.

Desenvolvimento: A cultura material da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior, escola importante centro irradiador de culturas para a cidade de Itapeva-SP, principalmente aos jovens e adultos que buscam oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Por isso, faz-se importante a emergência, na formação dos estudantes da comunidade, o reconhecimento e adaptação do patrimônio histórico, artístico e cultural evidenciando os muitos objetos de cultura material e imaterial que contribuem para a compreensão da grandiosa história desta instituição.

     Para reconhecer o patrimônio faz-se importante imergir comunidade, professores e em especial os estudantes no processo de aprendizagem e preservação do patrimônio técnico da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior,  fazendo assim com todos se reconheçam sujeitos de sua História grandiosa.

     Ocorrerá a exposição teórica a respeito da fundação da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior, onde serão levantados através de observação-participante pistas para as adaptações curriculares, serão propostos aos professores a adaptação do Plano de Ensino em formas de transposições didáticas, que privilegiam o trabalho in-loco junto os estudantes e comunidade, sempre registrando em fichas prosopográficas, estas conterão as transcrições dos objetos de cultura material e outras fontes imateriais ali encontradas. Com ajuda dos professores das áreas técnicas serão levantados os objetos que reconstituirão a Memória Técnica da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior a ser registrada em livros específicos e construção de espaços expográficos com as peças catalogadas.

Metodologia: O método da prosopografia constitui em um percurso de reconhecimento tendo sua aplicação na pesquisa histórica, trata de um recurso para apreensão do papel histórico desempenhado por determinadas coletividades, bem como a sua contribuição para o estudo de História. Esse método tem encontrado espaço em pesquisas de reconhecimento por permitir revelar características comuns de determinado grupo social em dado período histórico, permitindo observar os grupos sociais em suas dinâmicas internas e em seus espaços e, portanto, auxilia na compreensão de redes e configurações sociais.

Procedimentos: A proposta pretende ser uma pesquisa-participante, tendo como foco principal o reconhecimento do patrimônio indicado, exigindo-se de cada professor reconhecimento, adaptação e integralização teoria e prática em seu Plano de Ensino de acordo com as habilidades e competências exigidas.

Referências Bibliográficas:

- BULST, N. Sobre o objeto e o método da prosopografia. Politeia: História & sociedade, v. 5, n.1, p. 47-68, 2005.

 


[1] Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José  e Mestre em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba.

Anexo 1: Quadro de inter-relação objeto-currículo.

 

Disciplinas:

Análise Química Quantitativa

Tópicos de Química Experimental

Boas Práticas de Laboratório

Análise Química Experimental

 

Número do resgistro do objeto material e ou imaterial  identificado na pesquisa de campo e data do registro:

Descrição do objeto:

Relação do objeto com a trajetória afetiva da comunidade:

Relação do objeto com a bibliografia indicada em PTD – Plano de Trabalho Docente:

Forma  registrada no acervo inventariado ou livro de entrada:

Proposta de articulação didático-pedagógica:

 

 

01

 

(21-10-2020)

 

 

 

Balança de Precisão

 

 

Não conseguimos levantar depoimentos de estudantes e professores que tiveram aulas teóricas e expositivas relacionados aos objetos.

 

 

Não tivemos oportunidade de consultar PTD devido a pandemia.

 

Não obtivemos resposta junto ao setor responsãvel sendo necessário pesquisa em campo quando retornarmos as atividades presenciais.

 

Catalogação em fichas de Propsoprografia e construção de espaço expográfico contendo pequena placa de inforanções gerais do objeto  em comemoração aos 50 anos da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior.

 

Anexo 2: Registro fotográfico do objeto estudado

Objeto: Balança de Precisão

“Präcis”.(preciso) “Waagen”(balanças) “Gewichte”.( peso)

Balança de Precisão fabricada por G.Hartner na cidade alemã de Ebingen  localizada no sul da Alemanha como descrita na peça com o termo “Süddeutschld”.

 

Anexo 3: Informações da Placa Autoportante

 

Balança de Precisão

 

G.Hartner Präcis Waagen Gewichte Ebingen Süddeutschld”                                                                            

                                    (fabricante+preciso+balanças+peso+cidade+sul da Alemanha)

 

Balança de Precisão fabricada por G.Hartner na cidade alemã de Ebingen  localizada no sul da Alemanha. A peça faz parte do patrimônio técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, unidade 050- Etec. Dr. Demétrio Azevedo Júnior, sendo utilizada em aulas teóricas e práticas dos cursos de Mineração, Enfermagem, Química e Metalurgia, tombada como registro 01 do projeto ”Memória Técnica da Etec. Dr. Demétrio Azevedo Júnior”.

Material: madeira e aço; dimensões: 48 cm de altura; 40 cm de largura; 26 cm de profundidade;

 

Diretor da ETEC: Mauro Pinheiro Garcia

Diretora de Serviço – Área Administrativa: Vania de Araújo Assis Maranho

Diretora de Serviço – Área Acadêmica: Patrícia Vieira Fernandes e Barros

Expografia: Carlos Eduardo da Silva

 

 

 

Anexo 4: Informações complementares sobre a expografia realizada

 

O objeto será exposto em balcão fixo e protegido por cúpula de vidro onde será fixada uma placa autoportante. Foram sugeridas os seguintes preparos para a exposição:

 

  1. Construção de base para a exposição do objeto
  2. Construção de cúpula de vidro para a exposição e proteção da peça de cultura material em virtude de ser a peça única e não ter similar na reserva técnica
  3. Produção de placa autoportante a ser feita em metal e fixada na cúpula de vidro com as informações presentes no anexo 3(semelhante a um cartão de visitas). Importante não colar na peça para não termos perigo de agredir o material.
  4. Para a higienização da peça carece de ação conservativa(não precisa ser imediata) lixando as partes de madeira e aplicando óleo de linhaça e na parte de metal passar Kaol.

 

  • Data: 25/09/2011 14:22:45
  • Notícia: 4
  • Leituras: 1395
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza