• ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior - Itapeva/SP
Minas faz 50 - Um objeto histórico de grande significado para marcar esta importante data
image

Quando começamos a pensar no dia de hoje, data histórica em que nossa instituição completa 50 anos, procurávamos uma forma de registro que pudessem lembrar da data nos anos que virão.

Quando começamos a pensar no dia de hoje, data histórica em que nossa instituição completa 50 anos, procurávamos uma forma de registro que pudessem lembrar da data nos anos que virão.
 
O primeiro desafio foi pensar em um objeto histórico. Contamos com a ajuda do professor Cadu (História) que logo sugeriu este velho britador de mandíbula. Trata-se de um objeto antigo e muito bonito que encontrava-se entre os blocos e nossas quadras de esportes.
 
Em seguida procuramos o professor Guaracy que nos contou a história deste objeto e como ele foi parar lá. Por volta de 2007, as famílias Butzer e Gehring fizeram a doação para escola após a desativação do antigo curtume. O objeto ficou na escola desde então.
 
Com a definição do objeto, começamos as ações para a exposição do mesmo com a devida identificação. Nesta ação contamos com  ajuda do Dirceu, nosso prestador de serviços da APM, e da prefeitura municipal que cedeu a máquina para a movimentação do britador dentro da escola. 
Na fase final, gostaríamos de homenagear uma pessoa cuja a vida tivesse uma identidade com a escola. Assim, surgiu o nome da professora Miriam, que muitos aqui conhecem e que já nos enviou um texto relatando sua longa passagem pela escola.
 
Nesta manhã, dia 06 de novembro de 2020, tivemos a honra de receber a professora Mirian na escola para apresentar nossas ações e, principalmente, o monumento em sua homenagem. A professora aprovou as ações, e se emocionou pela homenagem. 
 
Assim, com este objeto exposto na entrada principal da escola, tentamos eternizar a data e a história da professora Miriam.
 
Que venham mais 50 anos desta bonita história e que sigamos fazendo a diferença na vida das pessoas. 
 
(material organizado pelo professor Mauro Garcia, diretor da ETEC)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  • Data: 06/11/2020 10:21:23
  • Notícia: 392
  • Leituras: 238
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza