• ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior - Itapeva/SP
Minas oferecerá 3 turmas de NOVOTEC a partir de agosto de 2019
image

Nossa ETEC oferecerá uma nova modalidade de ensino a partir de agosto de 2019.

Nossa ETEC oferecerá uma nova modalidade de ensino a partir de agosto de 2019. Trata-se do NOVOTEC  Express do Governo estadual

O QUE É
 
O programa Novotec chegou trazendo opções de cursos profissionalizantes aos estudantes das escolas estaduais do ensino médio paulista. E são oferecidos pelo Centro Paula Souza, que é reconhecido pela excelência nas Etecs e Fatecs espalhadas pelo estado.
 
Os cursos têm conteúdo conectado com demandas do mercado de trabalho e da vida fora da escola. Além de preparar o jovem para gerar sua própria renda, ajudam a tornar o ensino médio mais prático e interessante. 
 
Desemprego acima da média nacional
 
Desemprego entre jovens de 18 a 24 anos está em 27% no estado de São Paulo, acima da média nacional, que é de 25%. Em Santa Catarina é 12%, no Rio Grande do Sul 16% e no Mato Grosso do Sul 17%.
 
Baixo acesso a ensino profissionalizante
 
Apenas 8% dos jovens do ensino médio da rede estadual têm acesso ao ensino profissionalizante público. Contando a oferta privada, o percentual chega a 13%. Mas a cobertura na Colômbia é 26%, no Chile 28%, em Portugal e na China passa de 40% e na Finlândia chega a 71%.
 
Desconexão da sala de aula com a vida lá fora
 
Em pesquisa com estudantes da rede estadual de educação, 39% dos jovens entre 15 e 17 anos afirmam que o foco da escola precisa ser “preparar para o mercado de trabalho”. Essa foi a opção mais votada entre as 6 disponíveis, incluindo “preparar para o Enem”.
 
Ensino Médio novo e conectado
 
A partir de 2021, com a implementação da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, os cursos de duração mais curta poderão contar para a carga horária desta etapa do ensino. Isso significa que ao fazer um curso do Novotec o estudante poderá descontar a carga horária do Ensino Médio Regular. Em 2020, os cursos do Novotec Integrado já contarão para o Ensino Médio.
 
 
Profissões do futuro
 
Opções estão em linha com ocupações mais recentes, sobretudo as que requerem conhecimentos tecnológicos. São cursos de programação, computação em nuvem, jogos digitais, análise de dados etc. Conhecimentos necessários para empreender e trabalhar como freelancer também estão contemplados
 
 
Meta de 400 mil matrículas/ano em 2022
 
O objetivo é alcançar cerca de 400 000 matrículas por ano com o Novotec até 2022 – cerca de 30% da rede estadual de ensino médio. Em 2019, o programa já vai envolver aproximadamente 30 000 matrículas, a maior parte delas em cursos pilotos oferecidos no segundo semestre pelo Novotec Expresso e Virtual.
 
CURSOS DISPONÍVEIS NO MINAS E NO OTÁVIO FERRARI
 
- AUXILIAR DE ATIVIDADES DE LABORATÓRIO QUÍMICO
- CRIAÇÃO DE SITES E PLATAFORMAS DIGITAIS
- TÉCNICAS DE VENDAS
 
Inscrições e mais informações no portal do NOVOTEC http://www.novotec.sp.gov.br
 

  • Data: 05/06/2019 20:27:03
  • Notícia: 282
  • Leituras: 325
  • Origem: Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior
  • Instituição: Centro Paula Souza