Híbrido de Nova Campina: protagonismo discente por meio de metodologias ativas
O uso de metodologias ativas vem se mostrando como efetiva estratégia para a construção do conhecimento de forma consistente do ponto de vista cognitivo e bastante motivadora para o educando. Componentes curriculares como Projeto Integrador surtem um efeito bastante positivo no que se refere à assimilação e acomodação, em uma perspectiva piagetiana, dos conteúdos trabalhados nos demais componentes, convertendo-se, portanto, em instrumento para a promoção da interdisciplinaridade.
Ao mesmo tempo o lúdico e a gamificação se consolidam como promotores da mobilização dos afetos do aluno para a aprendizagem. Ao se falar de jovens ingressantes no Ensino Médio Integrado ao Técnico tais metodologias podem assumir importância ainda maior.
Dessa perspectiva vem se desenvolvendo junto aos alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Recursos Humanos na modalidade Novotec Híbrido de Nova Campina a construção de jogos que resgatem os conteúdos trabalhados na base técnica e que, de forma indireta, remete também aos conteúdos da base comum.
A construção do jogo é iniciada com a ação de organização dos grupos, planejamento do jogo em torno dos seus objetivos e estruturação de um cronograma e orçamento para execução. Após o início da confecção se utiliza um diário de bordo que detalha a previsão de execução do dia, as atribuições dos membros do grupo, os materiais utilizados e a avaliação da execução para eventuais replanejamentos.
Nesse formato se consegue o envolvimento dos discentes de forma ativa, conferindo protagonismo em todas as etapas do projeto e, de forma leve, contudo consistente, se resgatam os conteúdos trabalhados de forma geral no curso. É gratificante poder observar não só a criatividade dos alunos, mas também sua capacidade de organização, de trabalho em equipe e liderança, tudo isso coroado com uma empolgação contagiante.